segunda-feira, 4 de abril de 2011

Usina registra as duas primeiras mortes de funcionários

SÃO PAULO - Dois funcionários da Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa que administra a Central de Fukushima, foram encontrados mortos no porão de uma das unidades da usina nuclear. As mortes dos dois trabalhadores são as primeiras registradas na Central de Fukushima.
Segundo informações deste domingo (3) da rede de TV japonesa 'NHK', os funcionários estavam desaparecidos desde o dia 11 de março, quando o Japão foi atingido por um terremoto de magnitude 9, seguido por tsunami. De acordo com o último balanço da polícia, 12.009 pessoas morreram em consequência da tragédia que atingiu o país e há ainda 15.472 desaparecidos.
A empresa informou que os funcionários - identificados como Kazuhiko Kokubo, de 24 anos, e Yoshiki Terashima, 21, trabalhavam na manutenção do prédio de turbinas do reator 4. Seus corpos foram achados na quarta-feira (30) na drenagem da água contaminada que inundava o porão. Por isso, antes de fazer a autópsia tiveram que ser limpos da radioatividade.
O presidente de honra da Tepco, Tsunehisa Katsumata, lamentou a morte dos jovens "que trabalhavam pela segurança da central" e se mostrou decidido para que tragédias como essa "não se repitam".
Vazamento no mar
No sábado (2), a Tepco confirmou o vazamento de um líquido altamente radioativo para o Oceano Pacífico. O vazamento ocorre por uma rachadura de cerca de 20 centímetros na parede de uma fossa perto do reator 2, que tem água com alto nível de radiação numa profundidade entre 10 e 20 centímetros.
Agora, funcionários da empresa trabalham para conter o vazamento. Os técnicos da empresa planejam usar polímero em pó para frear o vazamento, após tentar no sábado (2) sem sucesso conter esse vazamento com concreto. Segundo a empresa, a contínua presença de água impediu que o material se solidificasse.
Fonte: G1 com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário