sábado, 16 de abril de 2011

Famem quer mobilizar os deputados federais para discutir volta de trens

A Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) pretende mobilizar a bancada de deputados federais do Maranhão e instituições, visando reivindicar do Ministério dos Transportes o retorno das linhas de trem de passageiros no estado. Uma das linhas seria de São Luís até Imperatriz. A Vale mantém a linha, mas apenas para transporte de carga.
O advogado Sálvio Dino, um dos líderes do movimento, disse que o presidente da Famem, Júnior Marreca, está fazendo contatos para discutir essa proposta com parlamentares e até no Ministério dos Transportes.
A proposta surgiu depois que o ministério, em atendimento a pedido da presidente Dilma Rousseff, foi orientado a convocar governadores e prefeitos para discutir com eles alguns projetos para reativar o sistema de transporte ferroviário em várias regiões do Brasil.
No caso do Maranhão, a proposta seria melhoria e reativação de ferrovias como São Luís-Paraoapebas (PA), São Luís-Teresina(PI) e São Luís-Imperatriz. Há, ainda, a proposta de acrescentar a ferrovia Norte-Sul entre Tocantins ao Goiás.
“A nossa proposta regional é resgatar o transporte de passageiros de trem de São Luís para Imperatriz que foi suspenso. Atualmente, só funciona o trem de carga para o carregamento de soja e nós queremos o de passageiros porque é mais barato e melhor para as comunidades mais humildes”, reivindicou Sálvio Dino.
O ex-prefeito de João Lisboa ressaltou que a proposta é viável, basta que a empresa responsável pelo trem queira retomar o transporte de passageiros, o que para ele é uma contrapartida social para a população do estado.
Mobilização - A mobilização maranhense liderada pela Famem começou logo depois da notícia sobre a convocação do Ministério dos Transportes com governadores e prefeitos.
Alguns deputados da bancada federal maranhense estão sendo contatados, segundo Sálvio Dino, e as perspectivas são muito alvissareiras.
A campanha em prol do retorno do trem de passageiros inclui também a mobilização de lideranças e profissionais liberais.
No dia desta reportagem - terça-feira (12) -, Sálvio Dino esteve na Redação da sucursal de O Estado, em Imperatriz, de onde manteve contato por telefone com o presidente da Famem, de quem recebeu a reafirmação da proposta.
“Dom Pedro II já falava de interiorizar a ferrovia de passageiros pelo Brasil central. E hoje que a gente está vendo o preço dos combustíveis em constante aumento e sabemos que isso aumenta o preço do transporte rodoviário, o trem será uma opção mais barata e econômica”, ressaltou Sálvio Dino.
O anúncio efusivo da retomada do projeto nacional do sistema ferroviário foi recebido com alegria pela Famem. No entanto, as datas de reuniões da entidade e governos municipais e estadual com deputados federais e com o Ministério dos Transportes para tratar sobre o tema não foram divulgadas.
Na prática, existe o projeto e a Famem começa a mobilizar prefeitos para participar desse projeto.

Fonte: Maranhão Maravilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário