segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chuvas castigam o estado e faz subir nível dos rios


As fortes chuvas dos últimos três meses causam cada vez mais estragos pelo Maranhão. Estradas federais e estaduais são cortadas. Há enchentes e enxurradas nas bacias dos rios Mearim, Itapecuru, Tocantins e Paranaíba. E, segundo dados da Defesa Civil Estadual, atualmente existem 9,2 mil desalojados e desabrigados em sete municípios (Bacabal, Coroatá, Igarapé Grande, Imperatriz, Pedreiras, São Luís Gonzaga e Trizidela do Vale). Onze cidades estão sendo monitoradas pelas autoridades porque nelas existem áreas de risco. (Açailândia, Arari, Bela Vista, Cantanhede, Itapecuru–Mirim, Mirador, Miranda do Norte, Pio XII, Pirapemas, Timon e Vitória do Mearim).
Segundo o departamento de meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), abril será o mês mais chuvoso do ano. Só em São Luís, a previsão é que chova 470 milimetros de chuvas (1 mm de chuva corresponde a 10.000 litros por hectare.). Geralmente, as chuvas que irão ocorrer neste mês serão fortes e acompanhadas de ventos e descargas elétricas como trovoadas e raios, levando perigo, sobretudo, às praias.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, as equipes estão desenvolvendo diariamente ações para diminuir os danos aos desabrigados ou desalojados. Realiza também ações preventivas em cidades vulneráveis a enchentes. Na cidade de Pedreiras, onde a chuva fez mais vítimas, até o momento, são 1.830 desalojados e 1.430 desabrigados. O rio Mearim continua subindo. O nível atingiu 3,32 metros. Não houve mortes. Em Trizidela do Vale são 1.615 desalojados e 1.830 desabrigados e Bacabal registra 700 desalojados e 1.075 desabrigados.
Segundo informações da Defesa Civil, uma equipe de técnicos formada por enfermeiros, médicos, assistentes sociais e agentes de saúde prestaram serviços de assistência humanitária. Distribuíram roupas e 345 cestas básicas às famílias afetadas pelos desastres dos últimos meses. O Rio Mearim está a 5,5 metros acima da altura normal. O nível de alerta é 6,5 metros. Em São Luís Gonzaga, o registro é de 485 desalojados e 210 desabrigados. Em Coroatá, existem 27 desabrigados.
MIRADOR
Os moradores da cidade de Mirador (540 km de São Luís) sofreu grandes danos com a forte chuva ocorrida na semana passada. Cerca de 80 famílias tiveram suas casas destruídas, ruas e avenidas ficaram inundadas. O prejuízo nos negócios da cidade chegou a R$ 10 milhões.
Segundo o prefeito, Joacir de Andrade, um temporal que durou duas horas deixou o povoado de Jenipapo submerso. Estabelecimentos comerciais foram os mais atingidos. Nas ruas Raimundo Galvão e Francisco Luís da Fonseca, no Centro, a água ultrapassou dois metros de altura. Já na periferia, a Vila Eglésio Lobão foi a mais atingida. Cerca de 80 famílias perderam as suas casas e 40% das ruas, que são de paralelepípedo, ficaram destruídas. Sinal de telefone e internet foram interrompidos por dois dias.
Nas estradas, a chuva também não deu trégua. A BR-222 foi cortada no trecho que liga Buriticupu a Santa Luzia. Apenas uma via pode ser trafegada pelos motoristas.
Fonte: Central de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário