quinta-feira, 14 de abril de 2011

41% do preço da gasolina que pagamos é só impostos

Em gráfico ilustrado no site da Petrobrás mostra que 41% do preço que pagamos pela gasolina na bomba é somente impostos, isso sem contar os outros 19% referente ao preço do álcool que é misturado à gasolina e também os 11% referentes à revenda do produto. 

Ainda segundo o mesmo site, o preço final ao consumidor varia em função de múltiplos fatores como: carga tributária (municipal, estadual, federal), concorrência com outros postos na mesma região e a estrutura de custos de cada posto (encargos trabalhistas, frete, volume movimentado, margem de lucro etc.).

E que o mercado da gasolina no Brasil hoje é regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pela Lei Federal 9.478/97 (Lei do Petróleo). Esta lei flexibilizou o monopólio do setor de petróleo e gás natural, até então exercido pela Petrobras (da qual a Petrobras Distribuidora é subsidiária), tornando aberto o mercado de combustíveis no País. Dessa forma, desde janeiro de 2002 as importações de combustíveis foram liberadas e o preço passou a ser definido pelo próprio mercado.

Fonte: Petrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário