terça-feira, 5 de abril de 2011

Ex-governador morreu de falência múltipla de órgãos

POR OSWALDO VIVIANI
Em nota divulgada ontem (4) à noite, o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, informou que o ex-governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT) morreu de falência múltipla de órgãos.
Jackson estava internado na casa de saúde desde o dia 30 de março para tratamento de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) pós quimioterapia.
O ex-governador enfrentava um câncer de próstata desde 2004, mas a doença se intensificou a partir do final do ano passado.
Em novembro, um mês após o término das eleições – em que ficou em terceiro lugar, atrás de Roseana Sarney (PMDB), vencedora do pleito, e Flávio Dino (PC do B) –, Jackson Lago se internou no Hospital Albert Einstein, também em São Paulo, onde iniciou o procedimento quimioterápico contra o câncer, que já apresentava metástase (disseminação no organismo).
Problemas cardíacos o fizeram realizar, em março, no Hospital do Coração, um cateterismo (exame em que se introduz uma sonda através de uma artéria coronária para possibilitar diagnósticos de enfermidades no órgão). Uma bactéria alojada no cateter fez com que Jackson contraísse uma infecção, agravando seu estado de saúde já debilitado pelas sessões de quimioterapia.
No dia 15 de março, Jackson chegou a receber alta, mas 15 dias depois (quarta-feira, 30), teve de voltar a se internar no HCor devido a uma pneumonia.
O quadro geral começou a se tornar irreversível já no domingo (3). Na segunda (4), o ex-governador entrou em coma e morreu às 17h30.


O velório do ex-governador Jackson Lago será realizado na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), atendendo a um desejo do político. O corpo chega a São Luis às 14h45 em um voo da TAM, que sai de São Paulo às 11h30.
A governadora Roseana Sarney colocou o Palácio dos Leões à disposição para o velório, assim como a presidência da Assembleia disponibilizou a Casa. Contudo, a família informou que o desejo de Jackson Lago era que o seu velório fosse realizado na sede do partido que ajudou a fundar.
A sede do PDT em São Luís fica na rua dos Afogados, nº 468, Centro. A Assembleia Legislativa decretou luto oficial de três dias. A governadora Roseana Sarney também lançou nota na qual lamenta a morte do político e também decretou luto no estado.
Fonte: Jornal Pequeno / O Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário