sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O samba da Beija-Flor que vai homenagear os 400 anos de São Luís em 2012

fonte: Blog Maranhão Maravilha



Uma grande final de samba-enredo. Na noite desta quinta-feira, a Beija-Flor realizou sua final, em Nilópolis, e mesmo com a quadra improvisada, após o teto cair, o evento contou com excelente público. O resultado ficou igual para todas parcerias e Laíla, diretor de carnaval, decidiu juntar os finalistas. Com isso, a Beija-Flor terá o seu samba assinado pelos compositores J. Velloso, Adilson China, Carlinhos do Detran, Silvio Romai, Hugo Leal, Gilberto Oliveira, Samir Trindade, Serginho Aguiar, Jr Beija-Flor, Ricardo Lucena, Thiago Alves e Romulo Presidente.

* Clique aqui e veja a letra do samba-enredo da Beija-Flor para 2012

Grande parte do samba é da parceria de J. Velloso. A obra de Samir Trindade está presente no refrão principal e nos cinco versos iniciais da primeira parte do samba. A parte que homenageava o carnavalesco Joãosinho Trinta, que dizia "Valeu, João" acabou cortada da obra.
* Clique aqui e veja a galeria de fotos da final
Na hora de anunciar o resultado, Laíla pediu que a comunidade confiasse nele e que era a quinta junção que ele fazia na Beija-Flor e sempre deu certo. A bateria não fez bossas para os finalistas, segundo mestre Rodney, os sambas eram as estrelas da noite.












Como no Carnaval de 2011, Neguinho da Beija-Flor vai cantar um samba do seu filho na Avenida, já que JR. está na parceria de Samir Trindade. O cantor conversou com o site CARNAVALESCO sobre a final: - De todos esses anos que estou na Beija-Flor, a final desse ano foi a mais emocionante. Tivemos dois grandes sambas.
O coreógrafo Fabio de Mello esteve presente na final e disse que já teve uma reunião com a comissão de carnaval para tratar da comissão de frente do Carnaval 2012. - Era um sonho e namoro antigo.
O diretor de carnaval da Deusa da Passarela explicou o que pretendeu com a junção das duas obras.
- Eu percebi que em algumas partes os dois sambas tinham uma queda melódica. E como ambos são muito bons e se destacaram desde o início da disputa, resolvemos juntá-los. Na minha concepção ficou muito bom. Tenho experiência em fazer junções, fiz no Salgueiro, na Unidos da Tijuca e esta é a sexta vez que faço na Beija-Flor. Vamos agora trabalhar para que ele renda tudo aquilo que possa na Avenida - concluiu Laíla, que confessou que a junção havia sido feita durante a semana.
Mesmo com o alto nível dos dois sambas, era previsível o desfecho da noite, já que logo após a divulgação do resultado alguns prospectos com a letra do samba foram distribuídos. J. Veloso, presidente da ala dos compositores e um dos autores do samba 13, falou sobre a hipótese de junção antes mesmo da final.
- Confio no meu samba, mas não posso querer ser maior que a minha escola. A Beija-Flor é o principal objetivo disso tudo aqui e o nosso grande mestre Laíla sabe o que faz. Vamos acatar a decisão e somar forças para que a escola tenha sucesso mais uma vez.
Já Jr. Beija-Flor, que vence pelo segundo ano consecutivo ao lado dos outros autores do samba 75, concordou. Ele também revelou que o seu pai, Neguinho da Beija-Flor, interfere muito pouco durante a disputa.
- Todo mundo me pergunta se ele se mete, se dá palpite, mas não. Agora eu estou uma pilha de nervos e ele está na sala da bateria jogando baralho. Essa final é diferente de todas as outras. O samba 13 é um grande samba, assim como o nosso e nós temos ciência que a junção pode acabar acontecendo, que seja o melhor para a escola - disse Jr, assim que chegou à quadra da escola.
O primeiro samba a subir no palco foi exatamente o 75. De melodia envolvente e letra poética, a obra levantou o público presente na quadra da Beija-Flor. Apesar disso, os segmentos da escola não cantaram de forma efusiva o samba. O que acabou acontecendo com a obra de número 13, que teve um empolgado Laíla cantando o samba e demonstrando bastante emoção, principalmente no refrão do meio. Destaque para a interpretação genial de Wander Pires. Parece que o samba foi feito exatamente para o seu estilo de canto.
Ficou nítido durante a divulgação do resultado que o público esperava por uma das obras como grande vencedora da noite, já que não houve grande vibração na hora que Laíla anunciou a junção. Os próprios compositores não demonstraram reação empolgada, mas cantaram o samba e pareceram conformados com a opção da escola.

A escola de Nilópolis iniciará a gravação de sua faixa no CD oficial do Grupo Especial 2012 na manhã deste sábado, na Cidade do Samba. A Azul e Branco defenderá o título com enredo que homenageará São Luis, capital maranhense.


Confira como ficou a letra do samba da Beija-Flor para 2012:


Tem magia em cada palmeira que brota em seu chão
O homem nativo da terra
Resiste em bravura
A dor da invasão
Do mar vêm três coroas
Irmao seu olhar mareja
No balanço da maré
A maldade não tem fé sangrando os mares
Mensageiro da dor
Liberdade roubou dos meus lugares
Rompendo grilhões, em busca da paz
A força dos meus ancestrais
NA casa nagô a luz de Xangô Axé
Mina Jêje um ritual de fé
Chegou de Daomé, chegou de Abeokutá
Toda magia do vodun e do orixá
Ê rainha o bumba-meu-boi vem de lá
Eu quero ver o cazumbá, sem a serpente acordar
Hoje a minha lágrima transborda todo mar
Fonte que a saudade não secou
Ó Ana assombração na carruagem
Os casarões são a imagem
Da história que o tempo guardou
No rádio o reggae do bom
Marrom é o tom da canção
NA terra da encantaria a arte do gênio João
Meu São Luís do Maranhão
Poema encantado de amor
Onde canta o sabiá
Hoje canta a Beija-Flor.

Um comentário: