quarta-feira, 12 de outubro de 2011

João Paulo II torna-se padroeiro de paróquia no Brasil

fonte: Canção Nova

Divulgação
Fachada da futura Paróquia dedicada a João Paulo II
A Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) vai ter a primeira paróquia do Brasil, autorizada pela Santa Sé, a ter como padroeiro o Beato João Paulo II. A data de criação é dia 22 de outubro, na sede provisória da nova paróquia (a matriz é a Igreja Nossa Senhora Aparecida que fica na Rua Jarcil Firmino Pinheiro, 30 – bairro Nova Era, zona norte de Juiz de Fora/MG).

Embora o dia dedicado ao Beato seja 22 de outubro, data que também vai marcar a festa de criação da nova paróquia, os preparativos já começam em 16 de outubro, próximo domingo. É que a comunidade realiza a Semana de Oração pela Paz. Durante seis dias, sempre às 19h30, os fiéis vivem momentos de reflexão e oração presididos por sacerdotes arquidiocesanos.

No dia 22 de outubro, a festa começa às 17h com procissão pelas ruas do bairro (saindo da Igreja de São Vicente - Rua Jair da Silva Spinelli, 111, Nova Era - passando pela rua Dr. Dias da Cruz, chegando à Igreja N. Sra Aparecida). Na chegada, tem missa às 18h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que vai oficializar a criação da Paróquia Beato João Paulo II.

A comunidade surgiu da divisão do território atual da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (bairro Santa Cruz). A sede da nova paróquia fica na matriz Nossa Senhora Aparecida, no bairro Nova Era. Posteriormente vai ser construída uma nova sede, com padroeiro João Paulo II. O território abrange também as comunidades: Sagrado Coração de Jesus (Jardim dos Alfineiros), Santa Lúcia Filippini (Santa Lúcia), Santo Antônio (Nova Era II), Santa Ângela (Jardim Santa Isabel) e São Vicente (Nova Era).


Decreto de autorização do Vaticano

Em junho de 2011Dom Gil Moreira fez o pedido ao Vaticano para criar uma paróquia dedicada a João Paulo II. A resposta positiva da Congregação Para o Culto Divino e Disciplina de Sacramentos, instância do Vaticano que cuida desses processos, veio no dia 1º de julho.

De acordo com as normas da Igreja, a veneração a um beato é restrita, ou seja, não é toda paróquia que pode celebrar a festa, apenas aquela que o tem como padroeiro. Assim, o responsável pela paróquia, padre João Francisco Batista, acredita que o olhar de todo o Brasil vai se voltar para a cidade. “É um privilégio para a Arquidiocese conseguir prestar esse culto à sua memória”, finaliza o religioso.


Depoimentos

Segundo padre João Francisco, quando a comunidade foi consultada pelo arcebispo, a resposta foi positiva. “Todos já esperavam que a paróquia fosse criada. Estou muito feliz, o trabalho é promissor”, afirma.

O sacerdote também destacou a importância da escolha do nome do Saudoso Pontífice. “Beato João Paulo II anuncia a paz em um contexto de guerra e pós-guerra e é uma figura de santidade no mundo moderno. O papa foi muito acolhido no Brasil, onde foi chamado de ‘João de Deus’ e ‘Papa da Paz’”, declara.

A paróquia do bairro Nova Era foi a primeira do Brasil autorizada pela Santa Sé a ter o nome do Beato João Paulo II. Outras dioceses do país também fizeram o pedido, mas a Arquidiocese de Juiz de Fora foi a primeira a fazer a solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário