segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Inscrição no seletivo de cursos técnicos começa nesta quinta-feira


fonte: Imirante, com informações do IFMA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) publicou o edital do processo seletivo unificado para os cursos técnicos. São oferecidas 4.470 vagas em 82 cursos disponíveis em 18 campi. As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas a partir das 9h do dia 13 de outubro até o dia 3 de novembro no site www.ifma.edu.br.
Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário e indicar a cidade de realização da prova; o campus em que deseja estudar; a forma de educação profissional (integrada, concomitante ou subsequente ao ensino médio); os cursos que deseja concorrer (1ª e 2ª opções) e se pretende entrar no sistema de cotas (pessoa com deficiência, escola pública e filhos de agricultores e pescadores).
A lista com o nome de todos os inscritos será divulgada no dia 25 de novembro. A prova será composta por 40 questões, sendo 20 de Português e 20 de Matemática. Ela será aplicada no dia 11 de dezembro, das 13h30 às 17h30.
Neste seletivo, o IFMA adotou três tipos de cotas. 25% das vagas serão destinadas aos egressos de escolas públicas; 5% das vagas serão preenchidas por candidatos com deficiência; e 20% das vagas dos cursos de recursos naturais serão destinadas aos filhos de agricultores familiares ou pescadores artesanais que tenham estudado em escola pública.
Neste último caso, a cota só vale para os cursos técnicos em Florestas, Agronegócios, Agroecologia, Agropecuária e Aquicultura. Eles serão oferecidos em sete unidades: Açailândia, Barra do corda, Buriticupu, Caxias, Codó, Maracanã e São Raimundo das Mangabeiras.
No dia 10 de outubro o IFMA publicará a relação dos isentos da taxa de inscrição. Vale ressaltar que o edital especifico para esse fim havia sido lançado no dia 11 de agosto e foi encerrado desde o dia 16 de setembro. Os candidatos não selecionados no processo de isenção deverão pagar a taxa de inscrição.
Formas dos cursos técnicos
Existem três formas de cursos técnicos. Na integrada o aluno cursa o ensino médio junto com a habilitação técnica no IFMA. Na concomitante o aluno faz o curso técnico no IFMA e cursa o ensino médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é destinada às pessoas que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário