segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Abertas inscrições para o seletivo 2012 . Guia ajuda na escolha dos cursos técnicos

fonte: IFMA


Estão abertas as inscrições para o seletivo dos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O edital oferece 4.470 vagas, distribuídas nos 18 campi da instituição. As inscrições custam R$ 10,00 e podem ser feitas até o dia 03 de novembro no site do IFMA.
Para auxiliar os candidatos na escolha profissional, o IFMA desenvolveu um guia de cursos. O material está organizado em cursos integradosconcomitantes e subsequentes. O guia informa o perfil e onde o profissional dessa área pode atuar no mercado de trabalho, além dos campi onde o curso é oferecido.

Cursos técnicos
O IFMA possui três formas de cursos técnicos. A integrada é para os alunos que já concluíram ou vão concluir em 2011 o ensino fundamental e pretendem fazer o ensino médio de forma integrada ao curso técnico no IFMA. A duração do curso é de três anos.

A concomitante é voltada para os estudantes que já cursam, no mínimo, o primeiro ano do ensino médio em outra instituição de ensino e querem fazer o curso técnico. Para isso, o candidato deve optar por um curso profissionalizante no IFMA em turno diferente daquele em que já estuda. O curso dura aproximadamente dois anos.

A forma subsequente é destinada aos alunos que já concluíram o ensino médio ou estão concluindo em 2011 e querem ter uma formação profissionalizante. A duração é de aproximadamente dois anos.

Inscrição
Os candidatos devem preencher o formulário e indicar a cidade de realização da prova; o campus em que deseja estudar; a forma de educação profissional (integrada, concomitante ou subsequente ao ensino médio); os cursos que deseja concorrer (1ª e 2ª opções) e se pretende entrar no sistema de cotas (pessoa com deficiência, escola pública e filhos de agricultores e pescadores).

A lista com o nome de todos os inscritos será divulgada no dia 25 de novembro. A prova será aplicada no dia 11 de dezembro, das 13h30 às 17h30 e será composta por 40 questões, sendo  20 de Português e 20 de Matemática.

Cotas

Neste seletivo, o IFMA adotou três tipos de cotas. 25% das vagas serão destinadas aos egressos de escolas públicas; 5% das vagas serão preenchidas por candidatos com deficiência; e 20% das vagas dos cursos de recursos naturais serão destinadas aos filhos de agricultores familiares ou pescadores artesanais que tenham estudado em escola pública.

Neste último caso, a cota só vale para os cursos técnicos em Florestas, Agronegócios, Agroecologia, Agropecuária e Aquicultura. Eles serão oferecidos em oito unidades: Açailândia, Barra do corda, Buriticupu, Caxias, Codó, Maracanã, Pinheiro e São Raimundo das Mangabeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário