terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seduc e Vale assinam convênio do Programa Gestão Escolar


SÃO LUÍS - O governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e a Vale, assinam, nesta quinta-feira (27), o convênio do Programa de Gestão Escolar. Este convênio tem por objetivo a implantação de um modelo de planejamento educacional diferenciado, que tem como público alvo as escolas de ensino médio da rede estadual.
A solenidade será realizada no Hotel Pestana, às 10 horas, e contará com a presença do secretário de Educação, João Bernardo Bringel, de equipes técnicas da Seduc e representantes da Vale. Com o programa as escolas contempladas passarão a contar, a partir deste ano, com uma série de atividades que irão contribuir com a melhoria dos indicadores educacionais do Estado.
No primeiro momento serão contempladas as escolas de ensino médio da rede estadual de ensino localizadas no eixo Itaqui-Bacanga, em São Luís. Também serão beneficiadas com o programa as escolas localizadas nas áreas de influência da Vale, nos municípios de Açailândia e Santa Inês.
O Programa de Gestão Escolar tem o foco voltado para a formação de supervisores e gestores escolares, responsáveis pelo planejamento e coordenação dos processos de trabalho nas escolas. Com isso, cada unidade será capacitada para planejar de forma estratégica suas atividades visando a melhoria dos níveis de aprendizado dos alunos.
A gestora da unidade regional de São Luís, Sônia Maciel, explicou que depois de firmado o termo de adesão ao programa, a Seduc começará a trabalhar na formação de supervisores e gestores no final do mês de novembro. Será um trabalho sistematizado com a Vale para que o programa seja implantado no início do próximo ano letivo.
A capacitação, segundo ela, será ministrada pelos técnicos de uma empresa de consultoria contratada pela Vale. Nesta etapa a Seduc colocará à disposição as escolas e fará o acompanhamento e avaliação dos participantes.
O convênio do Programa de Gestão Escolar terá duração de 18 meses e atenderá 16 escolas da rede. Cada colégio fará um diagnóstico da situação escolar, observando as condições atuais dos programas pedagógicos. Baseados nos dados apresentados serão desenvolvidos projetos educacionais para a formação de gestores.
O projeto prevê a criação de quatro grupos de trabalho, composto por até 20 participantes por grupo, entre diretores, supervisores, professores e representantes da comunidade escolar. Eles contarão com o acompanhamento da Consultoria Projecta, parceira da Vale, na execução do programa.
Os grupos se reunirão mensalmente com os consultores durante dois dias para apresentar os resultados obtidos e participar das atividades teóricas e práticas. O suporte técnico aos grupos também será dado a distância, por meio de uma plataforma online.
As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário