terça-feira, 25 de outubro de 2011

As causas que influenciam na infertilidade

fonte: Blog do Schalcher

Os hábitos de vida realmente podem ser inimigos da fertilidade. Algumas das causas estão ligadas às atividades comuns do nosso cotidiano, o que causa muita dúvida e curiosidade nas pessoas. Andar de bicicleta, usar laptop no colo e tomar pílulas anticoncepcionais podem afetar a fertilidade?

Para desvendar os mitos e verdades sobre a infertilidade nos dias atuais, o Dr. Paulo Bianchi, coordenador do Centro de Reprodução Humana Unidade Huntington/Samaritanoesclarece as principais dúvidas que boa parte dos casais ainda têm sobre o assunto.

A infertilidade é um problema exclusivamente feminino?
MITO. Cerca de 60% dos casos são decorrentes de problemas com a mulher, 20% com o homem e os demais são de uma combinação de fatores dos dois gêneros.

O tratamento sempre resulta em gêmeos e trigêmeos?
MITO. A taxa de gêmeos é de 20%. Trigêmeos ou mais representam apenas 4%.

O uso de laptop no colo afeta a fertilidade?
VERDADE. O calor gerado pelos 
laptops sobre a cintura masculina pode afetar a qualidade de sêmen, diminuindo sua quantidade e motilidade.

Andar de bicicleta pode ser prejudicial ao homem?
VERDADE. A prática, de forma excessiva, pode causar lesões traumáticas ou aquecimento dos testículos ou do escroto.

Mulheres atletas podem ter dificuldade para engravidar?VERDADE. Atletas de alto desempenho que praticam exercícios extenuantes, como corridas de longa distância, podem resultar no que se chama de amenorréia ou ausência de menstruação. Isso ocorre quando o nível de gordura do corpo cai a níveis inferiores aqueles necessários para ajudar na ovulação.

Mulher com útero retrovertido tem mais dificuldade para engravidar?
MITO. O útero retrovertido é comum e não causa infertilidade. O problema é que quem tem este tipo de útero tem mais chance de ter endometriose e a endometriose é que pode causar infertilidade.

A mulher que sofre um aborto tem menos chances de engravidar novamente?
VERDADE. Se o aborto for realizado em condições de risco, tal ação pode deixar sequelas como lesões nas trompas, aderência das paredes do útero e infecções.

A obesidade diminui a fertilidade da mulher?
VERDADE. Pesquisas apontam que mulheres que sofrem com obesidade mórbida têm mais problemas de fertilidade. Isso se deve aos níveis de gordura corporal, que se relacionam diretamente com a produção de insulina liberada pelo pâncreas e causam a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

O ovo de codorna e o amendoim, conhecidos popularmente como alimentos afrodisíacos, aumentam a fertilidade?
MITO. A sexualidade e a libido não têm relação nenhuma com a fertilidade.

Homens e mulheres vegetarianos precisam rever as regras alimentares na época de engravidar?
VERDADE. O ideal é procurar um médico ou nutricionista para avaliar bem a situação. Pode haver a necessidade de compensar a carência de alguns nutrientes. Mulheres vegetarianas, por exemplo, costumam apresentar deficiência de zinco. Esse mineral é importante para a função reprodutiva e pode ser encontrado em ostras, carne vermelha, fígado de galinha e feijão.

O uso de pílula anticoncepcional por tempo prolongado pode causar infertilidade?
MITO. Não importa o tempo que a mulher use a pílula, isso não interfere no processo. Em alguns casos, a pílula anticoncepcional pode até ajudar na prevenção do surgimento da endometriose e de cistos nos ovários.

Fumar afeta a qualidade do sêmen?VERDADE. A qualidade e a quantidade dos espermatozóides produzidos por fumantes ativos podem ser influenciadas por substâncias presentes no tabaco como a nicotina e o THC, causando prejuízo reprodutivo.
Mantenha hábitos saudáveis. Em curto e longo prazo é possível ver um monte de transformações na vida em decorrência deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário