quinta-feira, 31 de março de 2011

Uema estuda adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio

Nesta semana, integrantes da Pró-Reitora de Graduação (Prog) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram, em Brasília, de reunião com a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tania Tuttman, para discussão sobre a adesão das universidades estaduais, como a Uema, e federais ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na semana passada, outros integrantes estiveram em Maceió (AL) em reunião com as comissões de vestibular de universidades de outros Estados para tratar do assunto.
Atualmente, a Uema mantém a forma tradicional de vestibular, por meio do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), em que os professores da casa redigem as questões que são utilizadas exclusivamente em cada edição do Paes. O Enem propõe uma forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas, possibilitando a mobilidade acadêmica e um exame igual para todo o país.
As universidades têm autonomia e podem optar entre quatro possibilidades de utilização do Enem como processo seletivo: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; e como fase única para as vagas remanescentes do vestibular. Atualmente, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) são as duas instituições de ensino que aderiram ao Enem no Estado.
Fonte: Imirante, com informações da Uema

Nenhum comentário:

Postar um comentário