quarta-feira, 16 de março de 2011

Açailândia funcionará como pólo regional do SAMU

Dentro do projeto de ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, discutido no ano passado entre Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeituras de 42 municípios maranhenses, está o aumento de unidades básicas e avançadas para o Samu de Imperatriz. Serão quatro novas ambulâncias, que deverão estar na cidade até o final deste mês.
A informação foi dada ontem pelo coordenador do programa, Weverton Augusto Oliveira, acrescentando que, além de Imperatriz, cidades que terão postos de atendimentos emergenciais serão contempladas com esses veículos com capacidade para a realização de atendimentos emergenciais. Ao todo, serão vinte e nove unidades, que ficarão à disposição do programa de expansão acertada entre os órgãos de saúde.
Além do aumento da frota, hoje com cinco unidades, o Samu vai ganhar ainda equipamentos e estrutura necessária para atender aos 42 municípios atingidos por esta etapa, como destacou o coordenador.
“Desde o ano passado que está sendo discutida esta expansão e agora entra na segunda etapa, que são a chegada das ambulâncias e a preparação dos municípios para funcionar como polos. São estruturas mínimas e acreditamos que não será problema para o funcionamento desta prestação de serviço à população”.
Municípios mais próximos de Imperatriz ficarão sob responsabilidade do Samu de Imperatriz, que terá ainda o aumento de profissionais, como médicos e enfermeiros, para atender a esta demanda. “Estamos aguardando os procedimentos para que sejam contratados os novos servidores a fim de que possamos trabalhar de forma a atender às ocorrências nesses quatro municípios vizinhos a Imperatriz”, afirmou.
Regido por uma portaria de dezembro de 2009, o projeto já está sendo implantado em grandes cidades desde o ano passado e agora chegou a vez do Maranhão, começando pela região tocantina. Até mesmo Balsas ficará com ponto de apoio do Samu de Imperatriz.
Weverton Oliveira destaca ainda que as chamadas de atendimentos serão feitas ao Samu de Imperatriz, que por sua vez acionará os pontos de apoio.
Açailândia, Balsas, Itinga e Cidelândia estão entre as cidades que funcionarão como polos regionais deste projeto e desde ontem que já estão à disposição dos municípios as unidades de atendimentos. Caberá às secretarias municipais de saúde a responsabilidade de enviar motorista para trazê-las ao município.
O coordenador acredita que até o final do ano todo o projeto esteja em pleno funcionamento nos quarenta e dois municípios. Em Imperatriz e municípios de João Lisboa, Edison Lobão, Davinópolis e Senador La Rocque, o atendimento será iniciado já a partir deste final de mês. 


Fonte: O Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário