quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Serrarias fechadas pelo IBAMA são desmontadas no MA


Ao menos seis serrarias localizadas na cidade de Buriticupu, a 420 km de São Luis (MA), foram embargadas durante operação coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e que conta com homens da Força Nacional, além das Polícias Federal e Rodoviária Federal.
De acordo com o instituto, nesta quinta-feira (1º) foi desmontada a primeira madeireira que operava de forma clandestina. Embargado desde agosto de 2010, o estabelecimento não poderia funcionar sem uma nova autorização. Entretanto, passou a comercializar produtos e serviços de forma ilegal.

No local, foram encontrados 70 m³ de madeira nativa, além de itens utilizados para o tratamento das toras. Outros cinco locais que se encontram na mesma situação de embargo também serão desmontados. A expectativa é que 30 serrarias da cidade sejam fiscalizadas durante a operação, desencadeada no início desta semana.

Desmatamento
O objetivo principal da ação é coibir a exploração ilegal de madeira da Reserva Biológica do Gurupi e das terras indígenas Awá, Carú, Arariboia e Alto Turiaçu.
Nos três primeiros dias de fiscalização houve a derrubada de fornos de carvão que funcionavam clandestinamente, 340 m³ de toras foram confiscadas, junto com 465m³ de madeira serrada.
Houve ainda a apreensão de uma carreta que transportava madeira nativa sem documentação. O Ibama estima que o valor das multas que serão aplicadas está estimado em R$ 687 mil.

 Fonte: Globo Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário