segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Samu tem ambulâncias sucateadas e 1,2 mil veículos novos parados, segundo reportagem do Fantástico

O Fantástico percorreu sete estados e encontrou um cenário preocupante no Samu: ambulâncias abandonadas, com freio de mão que não funciona e estepe amarrado com atadura.

O Fantástico apresenta a triste radiografia de um serviço público essencial: as ambulâncias do Brasil precisam de socorro. Percorremos sete estados e, além de flagrantes absurdos de precariedade, descobrimos que mais de 1,2 mil ambulâncias novas estão paradas, abandonadas - um desperdício de dinheiro público. 


Um homem sofre convulsões e é resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende 112 milhões de brasileiros. Em um acidente de trânsito, uma mulher precisa de socorro, e também é o Samu que entra em ação. “Mesmo o rico, o pobre, toda pessoa pode sofrer um acidente, e o primeiro atendimento é o Samu”, afirma o procurador da República Alan Mansur Silva.
Mas, no Brasil inteiro, o péssimo estado de muitas ambulâncias prejudica o socorro. Uma ambulância só tem um limpador de para-brisa. O óleo está vazando, e a tampa do reservatório de água é uma luva cirúrgica improvisada. Quando chove, pinga dentro da ambulância, inclusive na cabeça do paciente. 


Essa reportagem deveria ter percorrido o Maranhão também. Aliás, ultimamente percebe-se que as reportagens da Globo estão deixando de fora o Maranhão. Por que será? Coisas que acontecem em comum, aqui e noutros Estados; mas no Maranhão é ignorado. Por exemplo: esse caso das Ambulâncias do SAMU, só aqui em Açailândia tem três ambulâncias novas paradas há alguns meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário