quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Campus do IFMA em Açailândia é destaque em Feira de Ciência e Tecnologia

O projeto “Um estudo dos impactos ambientais sobre área de preservação permanente – APP da Lagoa do Joaquim, no município de Açailândia – Ma” obteve o primeiro lugar na V Feira de Ciências e Tecnologia - Sul do Maranhão (Fecitec). O trabalho está incluído na categoria Ciências Agrárias e foi desenvolvido pelo aluno do IFMA – Campus Açailândia - Udson de Oliveira Junior, sob a orientação da professora Suzenilde Maciel.    

Dentre os resultados obtidos foi destacado o levantamento do nome de espécies vegetais e animais, existentes hoje e antes na lagoa, dados referentes à população e questões quanto a saneamento básico, utilização e ocupação da lagoa, políticas de saúde do município e políticas ambientais de órgãos competentes. Levantaram-se também imagens de satélite para via de material cartográfico e localização do ambiente.

O trabalho resultou ainda na conscientização da comunidade, por meio de caminhadas ecológicas, com distribuição de panfletos, além do mutirão de limpeza das margens da lagoa e plantio de espécies nativas. Depois de plantadas, as mudas passaram a ser monitoradas pelos alunos do Instituto. De acordo com a conclusão do projeto, pesquisas que seguem esta linha temática são de crucial importância na busca pela construção da tão sonhada sustentabilidade ambiental.



Fonte: IFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário