segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Comer uma maçã por dia reduz risco de AVC

fonte: MinhaVida
Um novo estudo desenvolvido na Universidade de Wageningen, Holanda, comprovou que o consumo de frutas com a polpa branca, como maçã e pera, pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral, ou AVC. A cor da polpa reflete a presença de fitoquímicos benéficos, como carotenoides e flavonoides.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores acompanharam 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65, analisando tudo o que elas comeram no período de um ano. Nenhuma delas tinha histórico de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral anteriormente ao estudo.

Após dez anos, 233 pessoas tiveram acidentes vasculares cerebrais. Combinando esse dado com a alimentação dos indivíduos, os pesquisadores viram que o risco de acidente vascular cerebral foi 52% menor para as pessoas que comiam uma quantidade excessiva de polpa branca de frutas e legumes, em comparação com aqueles que não comeram.

Os estudiosos também descobriram que cada aumento de 25 gramas na ingestão diária desse tipo de fruta e legume reduz em 9% o risco de AVC. Uma maçã tem, em média, 120 gramas - ou seja, o risco de AVC diminui cerca de 40% para cada maça que se come por dia. Alimentos com polpa branca também incluem bananas, couve-flor, chicória e pepinos.

De acordo com os pesquisadores, uma maçã por dia é uma maneira fácil de aumentar o consumo de frutas brancas, mas outras frutas e vegetais também protegem contra doenças crônicas.

Por isso, o ideal é consumir frutas e legumes variados. Ainda assim, eles dizem que mais estudos são necessários para confirmar suas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário