terça-feira, 5 de julho de 2011

UFMA vai apurar denúncia de racismo contra aluno nigeriano

A UFMA (Universidade Federal do Maranhão) anunciou na segunda-feira (4) que abriu processo administrativo para investigar suposto caso de racismo de um professor contra um aluno nigeriano.
Segundo estudantes do curso de Engenharia Química, Nahu Ayuba sofreu agressões verbais do professor José Cloves Verde Saraiva, 57, do Departamento de Matemática, por ser africano e negro.
Os colegas de Ayuba criaram um abaixo-assinado na internet denunciando as supostas ofensas sofridas por ele e pedindo o afastamento do docente. Até a madrugada desta terça-feira (5), 4.237 pessoas já haviam participado do manifesto.
De acordo com a descrição do abaixo-assinado, publicado no site Petição Pública, "por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria voltar à África" e que "deveria clarear a sua cor". O documento diz, ainda, que Ayuba está "psicologicamente abalado".
Ainda segundo o manifesto, o professor falou ao nigeriano que "aqui [no Brasil], diferente da África, somos civilizados". O texto ressalta que Ayuba nunca respondeu às supostas declarações do docente.
Em nota, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, afirmou que além de instaurar processo interno, solicitou ao Ministério Público que também investigue o caso.
No mesmo comunicado, a universidade diz que Saraiva, professor da instituição há 31 anos, "pede desculpas à interpretação de ocorrências que teriam ofendido o estudante".
Já o docente afirmou ao site da UFMA que "houve um mal entendido" e que não teve intenção de discriminar Ayuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário