segunda-feira, 4 de julho de 2011

Beija-Flor - Etapa de concurso de samba será em 8 de setembro

Com o tema “São Luís - O poema encantado do Maranhão”, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, vai homenagear os 400 anos da capital maranhense. Componentes da escola estão pela terceira vez em São Luís para conhecer as manifestações culturais do estado, como o São João do Maranhão.

O diretor geral e de harmonia da Beija-Flor, Luiz Fernando “Laíla” Ribeiro do Carmo e carnavalesco da escola, FranSérgio informaram  durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, sobre o processo de criação das alegorias, a história a ser contada na avenida e sobre o concurso a ser promovido no estado para escolher três sambas enredos semifinalistas para concorrem a eleição do enredo 2012, no Rio de Janeiro. Participaram ainda, os secretários de Estado da Cultura, Luís Bulcão e de Comunicação Social, Sérgio Macedo, além de integrantes da comissão de carnaval da escola. 

Segundo o secretário de Comunicação, Sérgio Macedo, a cada nova visita dos integrantes da escola do Rio de Janeiro a São Luís, fica visível o encantamento pela cidade. "A Beija-Flor se apaixonou pela nossa história e cultura". 

Festival Maranhense

O Maranhão vai sediar uma das eliminatórias do concurso para a escolha do samba enredo da Beija-Flor de Nilópolis em 2012. As inscrições começam em julho e poderão ser feitas na Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A semifinal regional vai acontecer no dia 8 de setembro, data em que São Luís completará 399 anos. Membros da Comissão de Carnaval da escola virão ao Maranhão para participar do julgamento dos sambas concorrentes. Três compositores maranhenses serão classificados para a final, que deve acontecer em meados do mês de outubro, no Rio de Janeiro.

Segundo Luiz Fernando, o Laíla, os compositores maranhenses são livres para criar os sambas, baseado na sinopse disponível no Portal do Governo:www.ma.gov.br.

“Grandes poetas e compositores que tenham capacidade de falar sobre o estado têm a oportunidade de concorrer com o samba-enredo”, informa Laíla.

Para o secretário Luís Bulcão o momento é impar em São Luís. “É um momento único para os artistas locais participarem de um concurso para cantar em homenagem a capital.”

Com essa decisão, a Beija-Flor comprova seu encantamento pelo que encontrou no nosso estado. A escola não só está pedindo emprestada a nossa riqueza para levar à Sapucaí como está abrindo espaço para que um de nossos compositores, que não são poucos, possa chegar a cantar essa riqueza no Carnaval carioca”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

Os autores interessados em participar do concurso devem se dirigir à Superintendência de Ação e Difusão Cultural (Sadc) da Secma (Rua Portugal, Praia Grande). 




Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário