terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Servidores da Educação do Estado do Maranhão decidem em Assembléias regionais por greve dia primeiro de março

As delegacias de Pedreiras, Presidente Dutra e Barra do Corda, aprovaram por unanimidade o indicativo de greve, apresentado e debatido neste final de semana sob a coordenação do presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro e do diretor da secretaria dos Servidores Técnicos e Apoio, Carlos Mafra.
De acordo com informação de Júlio Pinheiro, os trabalhadores presentes decidiram não iniciar o ano letivo, caso o governo do Estado do Maranhão não mude o seu posicionamento, com relação à aprovação imediata e posterior implantação do Estatuto do Educador.
Temas relevantes
Ainda de acordo com o presidente, na oportunidade, outros temas relevantes foram tratados na assembléia. Ele cita como exemplo, aulas aos sábados e perseguição de gestores regionais quanto à faltas atribuídas ao educador que opte por não dar aula no final de semana e ameaças àqueles que não conjugam da política da regional de educação.
Pinheiro exemplifica o caso da paralisação de 144 horas, realizada recentemente pelo SINPROESEMMA e que em Barra do Corda, o gestor descontou dois dias de trabalho mesmo quando os trabalhadores repuseram aos sábados, como costumeiramente acontece. “Vamos cobrar a reposição do dinheiro, já q foi cumprido o calendário do ano letivo”, ressaltou o presidente da entidade.
Desconto na folha
Ele disse que mesmo quando os professores repõem às aulas, o desconto aparece na folha, “o que é inadmissível”, fala categórico, ao tempo que alega ser este tipo de tratamento uma afronta. “Não admitimos ameaças e retaliações por parte dos gestores estaduais”.
Além das regionais citadas acima, outras como: Bacabal, Balsas, Pedreiras, Presidente Dutra, Viana, Zé Doca, Barra do Corda, Pinheiro e Chapadinha, também aprovaram a greve em todo o Estado, a partir do dia primeiro de março.
Apesar da direção já ter ouvido os trabalhadores de diversas regionais, o que decidirá pela greve geral são as assembléias de São Luis que ocorrerá no próximo dia 23, às 9h, na Fetaema, e em Imperatriz, dia 26.

Um comentário:

  1. É muito triste o descaso que é dado a educação do nosso estado.Percebe-se claramente que Educação é algo que o governo não tem nenhum interessse em que nosso jovens tenham uma educação de quaalidade.Resolver atender as reivindicções dos professores é o mínimo que nosso governo deveria fazer para começar a mostrar uma das diferenças que a governadora disse que faria nesse último mandato.E também seria uma forma de agradecer a população os votos que recebeu.Pois ninguém melhor que o governo,que só quem perde com esse impasse é a população carente do nosso estado que a reelegeu para esse último mandato.

    ResponderExcluir