quarta-feira, 18 de abril de 2012

Açailândia está entre os municípios do Maranhão com maior número de furtos de veículos em 2012


POR VALQUÍRIA FERREIRA
A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículo (DRFV), de São Luís, divulgou ontem (17) o número de veículos (carros e motos) roubados ou furtados durante o período de 1º de janeiro a 15 de abril deste ano. De acordo com relatório, 283 motos e 113 carros, totalizando 496 veículos em todo o estado do Maranhão. Sendo que a maioria das ocorrências aconteceu na região metropolitana de São Luís.
A pesquisa aponta que as motos são os veículos preferidos pelos ladrões por serem fáceis de desmontar, esconder e vender para terceiros. “Desses veículos roubados ou furtados, nós conseguimos recuperar 40% das motos e 80% dos carros. Nas nossas investigações, descobrimos que os carros são subtraídos para a prática de crimes e depois abandonados pelos ladrões”, disse o delegado da DRFV, Paulo Hertel.
As investigações da DRFV apontam que esses crimes, geralmente, acontecem no horário das 18h à 0h, e são praticados por dupla de motoqueiros armados que abordam as vítimas. “No período noturno, os condutores de veículos devem ficar atento e desconfiar da aproximação de motoqueiros. Ao chegar em casa, o motorista deve observar bem, para não correr o risco de ser outra vítima, pois muitos ladrões agem nessa situação”, falou o delegado.
O relatório da DRFV destacou que na região metropolitana os crimes são praticados, principalmente, nos bairros da Cidade Olímpica, Cidade Operária, São Cristóvão, Cohatrac e no Maiobão. Os municípios de Açailândia, Buriticupu, Balsas, Timon, Imperatriz e Pinheiro também lideram o ranking dos locais onde há grande número de subtração de veículos.
Preferência dos assaltantes – O delegado Paulo Hertel destacou que a preferência de motos para os assaltantes são os modelos Bros 150 CG, Biz 100 cilindradas, Yamaha 125 CG; em relação aos carros, os preferidos dos ladrões estão o Corsa Classic, Peugeot e Fiat. A preferência é explicada pela facilidade da venda desses veículos e seus componentes ou acessórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário