domingo, 2 de setembro de 2012

Peixe que se alimenta de sangue é perigo em praias do Rio Tocantins

fonte: G1 Maranhão / Do Minuto


Conhecido também como peixe vampiro, o Candiru chega a medir até 12 centímetros de comprimento e é confundido facilmente com outros peixes. Só este ano já foram registrados quatro casos de ataque de peixe Candiru a banhistas na Praia do Cacau. O peixe é atraído pela urina e ao entrar pelo órgão genital do homem ou da mulher provoca muita dor e sangramento. Neste fim de semana uma mulher teve que ser levada as pressas para o hospital municipal.
Um peixe que se alimenta de sangue e é atraído pelo odor da urina pode causar problemas para os banhistas que frequentam as praias do Rio Tocantins. O Candiru, peixe típico dos rios da Bacia Amazônica, penetra no órgão genital e só pode ser retirado por meio de cirurgia. Este ano, quatro pessoas já foram vítimas do Candiru na Praia do Cacau, em Imperatriz.

O médico Valberto Cunha de Sousa, do SAMU, diz que depois que o peixe se aloja no aparelho genital sua retirada só é possível por meio de um procedimento cirúrgico. O peixe, que se alimenta de sangue, causa pequenos cortes ao entrar no corpo, que podem provocar uma hemorragia.

O biólogo Marcelo Francisco da Silva, da Universidade Estadual do Maranhão, diz o Candiru é típico da Bacia Amazônica e por isso sempre esteve presente no Rio Tocantins. Segundo ele, existem várias espécies. Todas são parasitas, mas apenas algumas se alimentam de sangue. De acordo com o biólogo não é preciso ter medo de tomar banho no rio, apenas tomar alguns cuidados para evitar se tornar a próxima vitima. “Se a pessoa está vestida com um biquíni ou uma parte de baixo mais apertada, o peixe não vai ter como entrar, ele não irá rasgar o tecido para entrar no canal. Na maioria dos casos em que acontecem a penetração, as pessoas acabam expondo o canal para urinar, o que gera uma porta de entrada para esse peixe”, explica o biólogo.


O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas, alerta as mulheres que frequentam as praias do Cacau e do Meio, para que não urinem dentro d’água, para que ocorrências como esta não venha se repetir. “Nós instalamos banheiros químicos em toda extensão da praia, portanto, não há necessidade que as mulheres façam xixi dentro do rio”.

Estrutura- A abertura oficial do projeto Verão 2012, na Praia do Cacau ocorreu no dia 28 de julho e na do Meio dia cinco de agosto. Para atender os banhista foi montada uma estrutura que inclui banheiros químicos, serviço de limpeza, guarda-vidas, área de banho demarcada, energia elétrica e acompanhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Marinha. No caso da praia do Cacau, a Prefeitura também vai disponibilizar palco, som e equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran).

Encerramento – A estrutura de segurança montada na praia do cacau deve ser mantida até o dia 30 de setembro. Já na praia do Meio, o encerramento deve acontecer somente em cinco de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário