quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ministério da Justiça descarta censurar filme Ted no Brasil

fonte: R7

O MJ (Ministério da Justiça) não vai censurar o filme Ted no Brasil. Após levar o filho de 11 anos para ver a produção, o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) disse que vai pedir ao governo que proíba a exibição do filme de Hollywood, que é recomendada para adolescentes a partir dos 16 anos. 

De acordo com a assessoria do deputado, o pedido ao MJ será protocolado até esta quinta-feira (27). Protógenes virou piada no Twitter porque pensou que a produção, protagonizada por um ursinho de pelúcia, fosse direcionada ao o público infantil e criticou o filme via o microblog.

O diretor-adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do MJ, Davi Pires, explicou que, após receber a denúncia, o órgão até pode revisar o conteúdo de Ted, mas não tem a prerrogativa de proibir a exibição de filmes e programas de televisão. 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, saiu em defesa do processo de classificação indicativa do MJ e reiterou que o órgão não irá censurar o filme. 

— Censura é algo que não se admite no Estado de Direito e a Constituição não nos permite fazer isso. O órgão de classificação realiza um trabalho com parâmetros e critérios extremamente técnicos, mas quem se sentir incomodado com determinado produto pode solicitar uma revisão da classificação.

Segundo Pires, qualquer cidadão pode pedir a revisão da classificação enviando uma solicitação ao próprio ministério ou por e-mail (veja abaixo). No caso do filme Ted, dois analistas e uma coordenadora da área assistiram ao filme e atribuíram a classificação. 

— Se chegar o pedido do deputado ou de qualquer outro cidadão, nós podemos até revisar, mas adianto que eu já observei o processo e vi que está tudo dentro dos padrões. O que nós dá tranquilidade é que nós temos critérios definidos estabelecidos por uma discussão com a sociedade. 

Alerta para os pais 

A classificação indicativa é uma recomendação do Ministério da Justiça. No Brasil, adolescentes mais novos que a classificação recomendada só podem assistir aos filmes na companhia dos pais ou com autorização por escrito. 

A idade mínima indicada está disponível nos cartazes, trailers dos filmes e no site do MJ. O ministério recomenda que os pais fiquem atentos à classificação indicativa. 

— Em suma, que não se enganem, não façam como o deputado que não observou a classificação. 

Por ano, o MJ classifica cerca de 10 mil obras por ano de cinema, TV, DVD e jogos eletrônicos. 

Serviço 

Quem quiser sugerir ao Ministério da Justiça a reavaliação da classificação indicativa de filmes e programas de televisão pode enviar um e-mail para classificacaoindicativa@mj.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário