quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Abertas as inscrições para a Semana Nacional de Tecnologia em Imperatriz

fonte: UEMA



SÃO LUÍS - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2012 ocorrerá entre os dias 15 e 21 de outubro com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Serão promovidas e estimuladas em todo o País atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema. Um objetivo da SNCT 2012 será debater em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

Como parte do evento nacional o Programa de Educação Tutorial/ Conexões de Saberes – da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Imperatriz e do Grupo de Pesquisa denominado Núcleo de Pesquisas em Ciências Farmacêuticas e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ) promoverão um evento científico de 16 a 19 de outubro durante a SNCT 2012. Este evento intitulado “I Seminário Local do PET/Conexões e I Simpósio do NUPFARQ: popularização da ciência para a preservação ambiental, sustentabilidade, inclusão social e combate à pobreza” contemplará as atividades de extensão, as pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos.

De acordo com o coordenador do evento, tutor do PET e líder do NUPFARQ, professor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, o tema do evento reflete “os fatores essenciais para enfrentar os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas”.

O evento contará com o apoio da UFMA e da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ASCII) e o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

As inscrições podem ser realizadas na sala do PET, localizada no Campus da UFMA – Imperatriz, Rua Urbano Santos, s/n - Centro. A programação completa.

Saiba +

O Programa de Educação Tutorial (PET/Conexões de Saberes – Campus de Imperatriz da UFMA) foi aprovado pelo MEC/SEsu/SECAD no Edital nº 09/2010 e conta com a participação exclusiva de 12 Estudantes Universitários de Origem Popular (EUOP) bolsistas. Sob a tutoria e orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro, o grupo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo oficinas, seminários, participação em eventos acadêmicos e científicos, realização de projetos de pesquisa e extensão, sendo que todas estas atividades possuem o objetivo de estabelecer estratégias para uma permanência qualificada dos estudantes universitários de origem popular na UFMA. O programa também tem como alvo atuar em comunidades populares reforçando a política de extensão da UFMA nos últimos anos, propondo uma ação de integração entre comunidades e Universidade, promovendo ações junto a escola públicas e cursos preparatórios de caráter popular.

O Núcleo de Pesquisas em Ciências Farmacêuticas e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ), formado em 2009, tem como líder o Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro e atua predominantemente nas áreas das Ciências Exatas e da Terra (Química Analítica) e da Saúde (Análise Farmacêutica). Os trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos por este grupo têm contribuído para desenvolvimento e validação de métodos analíticos, visando a determinação de metais pesados e compostos de interesse ambiental, alimentício, biológico, farmacêutico e tecnológico em diversas matrizes complexas. O grupo desenvolve também trabalhos de pesquisa e de extensão relacionados com o uso racional de medicamentos; educação em saúde; controle de qualidade de medicamentos, fitoterápicos e biocombustível; bem como avaliação da contaminação ambiental por poluentes em ambientes aquáticos, terrestres e aéreos. Atualmente, o NUPFARQ conta com a participação/colaboração de 18 pesquisadores, 22 estudantes e dois técnicos que desenvolvem suas atividades de pesquisa e extensão por meio da realização de projetos relacionados a pelo menos uma das 14 diferentes linhas de pesquisa contidas neste grupo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário