sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Seletivo do IFMA: prova acontece neste domingo, 13

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realiza neste domingo, 13, a prova do seletivo público unificado aos cursos da educação profissional técnica de nível médio. 31.750 candidatos fizeram a inscrição para concorrer a 3.850 vagas distribuídas em 18 campi do Instituto. 

A prova é composta por 40 questões, sendo 20 de português e 20 de matemática. O seletivo vai acontecer no período da tarde e os portões serão fechados às 13h. Para consultar o local de prova, o candidato deve acessar o site do IFMA (www.ifma.edu.br). Segundo dados da Pró-reitoria de Ensino, o curso mais concorrido é o de edificações do Campus Monte Castelo, com 57,20 candidatos por vaga. 

Cotas

O IFMA aderiu ao novo sistema de cotas regulamentado pelo decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Desse modo, 50% das vagas oferecidas em cada curso e turno serão para ampla concorrência, sendo 5% para os candidatos com deficiência. Os outros 50% das vagas serão destinados aos alunos que estudaram em escola pública.

A porcentagem reservada para candidatos oriundos da rede pública será subdividida: metade para alunos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a outra metade para os candidatos com renda familiar superior. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas.

Conforme o novo sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário