sexta-feira, 18 de julho de 2014

MEC abre inscrições para segunda edição do Sisutec na próxima segunda-feira

          O MEC (Ministério da Educação) informou nesta sexta-feira (18),  que as inscrições da segunda edição do Sisutec  (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) começam no dia 21 e vão até as 23h59 do dia 25. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site do programa.
          Para  participar da seleção, o candidato precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio ) no ano passado e não ter tirado zero na redação. As vagas remanescentes podem ser disputadas por todos que concluíram o ensino médio.


           O ministério destacou também que a segunda edição de 2014 terá um número de vagas 20% maior ( cerca de 289 mil)  do que o mesmo período do ano passado (pouco mais de 239 mil).
 
Dados do programa
            Em uma coletiva realizada no início da tarde de hoje, o  ministro da Educação, Eduardo Paim, salientou que 85% das vagas do sistema são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral. Além disso, metade das vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.
            O programa também respeita alei de cotas, que determina que negros, pardos e indígenas, terão reserva de vagas correspondente ao percentual dessas populações na UF do município de oferta das vagas, conforme Censo IBGE 2010.
            Aléssio Trindade de Barros,  que comanda  a secretaria responsável pelo sistema no MEC, destacou que o programa somou mais de 7,59 milhões de matrículas até julho de 2014, sendo que deste total 2,16 milhões em cursos técnicos  e 5,43 milhões em cursos de qualificação profissional.
 
Cronograma
Inscrição: de 21 até 25 de julho
Primeira chamada: 29 de julho, com matrículas entre os dias 30 e 1º de agosto
Segunda chamada: 5 de agosto, com matrícula entre os dias 6 e 8 de agosto
Vagas remanescentes: de 11 a 20 de agosto
O início das aulas:  ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário