segunda-feira, 13 de junho de 2011

Beija-Flor fará eliminatória do samba-enredo em São Luís

O desfile da Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval 2012 pode ganhar os tons da batucada maranhense. É que a agremiação, cujo enredo será “São Luís – O poema encantado do Maranhão”, vai realizar na capital uma eliminatória do concurso para escolha do seu samba. As inscrições já estão abertas na Secretaria de Estado da Cultura (Secma). A disputa está prevista para acontecer na segunda quinzena de agosto.


Neguinho da Beija-Flor pode cantar samba maranhense na Sapucaí

A etapa de São Luís corresponderá a uma semifinal do concurso, da qual sairão três compositores classificados para a disputa da final no Rio de Janeiro. Membros da Comissão de Carnaval da escola virão ao Maranhão para participar do julgamento dos sambas concorrentes.

“Com essa decisão, a Beija-Flor comprova seu encantamento pelo que encontrou no nosso estado. A escola não só está pedindo emprestada a nossa riqueza para levar à Sapucaí como está abrindo espaço para que um de nossos compositores, que não são poucos, possa chegar a cantar essa riqueza no Carnaval carioca”, declarou o secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

Os compositores interessados devem se dirigir à Superintendência de Ação e Difusão Cultural (Sadc) da Secma. A sinopse (briefing) do enredo está disponível no site da escola (www.beija-flor.com.br) e no portal do Governo do Estado (www.ma.gov. br) nas versões texto e vídeo.

A proposta de realização de uma semifinal no Maranhão foi sugerida pelo secretário Luís Bulcão e pelo superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Wellington Reis, durante a apresentação do enredo, no início do mês, na quadra da escola. A aceitação da diretoria da agremiação foi confirmada na semana passada.

“O estado tem bons compositores e estamos confiantes nos nossos talentos. Será também uma boa oportunidade para mostrar a musicalidade do Maranhão, berço de expoentes da música brasileira, como João do Vale e Catulo da Paixão Cearense, num evento de abrangência mundial, que é o desfile das escolas no Rio de Janeiro”, destacou Wellington Reis.

Na noite da apresentação do enredo, dia 1º deste mês, o presidente da Beija-Flor, Nelsinho David, demonstrou o interesse de ter a presença de maranhenses no concurso. “Todos podem participar. Os compositores terão um mês e meio para apresentar o samba enredo à escola. As eliminatórias começam em agosto e a final deve ser no dia 11 de outubro”, detalhou ele.

Fonte: Blog do Décio (Com informações de O Estado Maranhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário