quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mosquito da Dengue: cuidados nunca é demais.

Os pernilongos estão atacando indiscriminadamente na cidade de Açailândia. Além de esses insetos precisarem de sangue humano para formar seus ovos, com a temperatura elevada, o metabolismo deles aumenta. Então é por isso que, em altas temperaturas, eles aparecem com mais freqüência. Já em temperaturas mais baixas, a agilidade corporal dos pernilongos diminui e, conseqüentemente, eles acabam se reproduzindo em menos escala.
Essa infestação acontece por causa das ondas de calor ocorridas nesse período chuvoso. Nessa época deveria haver uma intensificação na aplicação de inseticida - o famoso fumacê.
Como a cidade tem muitos terrenos baldios (e muito lixo nos mesmos) é difícil se ter uma idéia exata de onde vem tanto mosquito. Mas, que a cidade está infestada as pessoas já sabem e sentem. O que, então, fazer para se prevenir contra esses insetos? A seguir, alguns cuidados simples que podem ajudar muito:
-          Fechar portas e janelas ao entardecer, pois os pernilongos tem hábitos noturnos;
-          Usar o mosquiteiro (parece antigo, mas quem tem criança em casa, é uma arma e tanto contra os mosquitos);
-          Telas nas janelas.
Essas são algumas barreiras mecânicas, que não fazem mal algum à saúde das pessoas. Existem também outros métodos envolvendo química, mas merecem um cuidado maior.
-          Passar o inseticida do lado de fora de casa, nas portas e janelas ao entardecer para evitar a entradas dos pernilongos. Evitar passar o inseticida dentro de casa, porque o uso abusivo pode fazer mal à saúde;
-          O uso de repelente na pele;
-          Para limpar a casa, usar uma colher de sopa de óleo de Citronela dissolvido em 1 litro de álcool.
Segundo especialistas, o excesso de pernilongo é a conseqüência de uma cidade poluída, com alagamentos freqüentes e lixo em lugares inadequados. Para evitar esse inseto incômodo, as pessoas devem tomar cuidado com recipientes com água parada como pneus, garrafas sem tampa, caixa d'água aberta, vasos e outros, não jogar lixo em lugares inadequados. Poucos sabem, mas existe o mosquito da Dengue que busca água parada e limpa e existe também o tipo de mosquito (Cúlex) que, ao contrário do mosquito da Dengue, busca água parada e suja. Sabe aquela picada de mosquito que lhe causa alergias, muita coceira, incômodo e falta de sono? Pois é... É o tal do Cúlex.
E não esquecendo do mosquito da Dengue - o tal Aedes aegypti -, que segundo dados do ministério da saúde, o Maranhão está entre os 16 Estados com risco de epidemia de Dengue. Cuidado Açailândia! Eu estou com medo, e você não?
Em 2010, foram registradas 550 mortes e 1 milhão de casos de dengue no país, sendo 15,5 mil considerados graves (dengue hemorrágica ou que exigiram internação do paciente).

Por -ddxx-

Um comentário:

  1. Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT

    ResponderExcluir