domingo, 25 de novembro de 2012

Abertas inscrições para o Programa ALI do Sebrae



O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) abre, segunda-feira, 26, inscrições para mais um ciclo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), destinado a profissionais com formação superior em várias áreas. O prazo expira-se em 21 de dezembro.
O Programa ALI será desenvolvido durante os próximos dois anos, ou seja, o novo período de atividades em nível estadual vai acontecer durante o biênio 2013-2015.
No Maranhão, o Programa ALI tem como público-alvo às micro e pequenas empresas dos setores do comércio, da indústria e dos serviços, localizadas nas regiões metropolitanas de São Luís, Médio Mearim, Pindaré, Cocais, Médio Parnaíba, Região Tocantina e Gerais de Balsas.
O processo seletivo será conduzido pelaConsep, Empresa de Consultoria e Estudos Pedagógicos, cuja sede fica localizada em Teresina (PI), e a capacitação pelo Sebrae-MA. O objetivo do órgão é fazer com que o Programa ALI tenha agentes em todos os municípios onde o mesmo for executado. Ou seja, um agente residente na localidade contemplada, para que ele possa auxiliar o empresário no momento em que o mesmo necessitar, buscando pleno êxito do programa e, consequentemente, do empreendimento atendido.
Durante três fases, vai haver um processo seletivo sobre conhecimentos básicos e específicos, segundo destaca Cibele Coelho, consultora sênior do Programa ALI. Na terceira e última fase, acontece uma entrevista técnica, encerrando com uma análise curricular do candidato.
“São alunos que estão se formando e/ou tenha concluído o curso superior nos últimos três anos em diversas áreas, entre elas economia, ciências contábeis, turismo e processamento de dados, por exemplo”, observa Cibele Coelho, acrescentando que, depois de aprovados, os selecionados serão treinados pelo Sebrae, durante dois meses, em São Luís. Durante a capacitação, eles recebem remuneração.
As provas e as entrevistas serão realizadas nas Regionais do Sebrae-MA de Imperatriz, Açailândia, Balsas e Presidente Dutra. O objetivo em âmbito estadual é selecionar trinta candidatos, sendo que vinte serão contratados imediatamente e dez ficarão no Cadastro de Reserva, podendo ser chamados a quaisquer momentos.
O gerente da Regional do Sebrae-MA em Imperatriz, Danilo Lisboa Borges, ressalta que o Programa ALI beneficia as empresas porque leva ao empresário o conhecimento sobre inovação e suas vantagens para a empresa. “O programa sugere mudanças de processos e, ao mesmo tempo, sugere inovação”, conclui.
O QUE É
O Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae coloca em ação práticas inovadoras em serviços, produtos, processo, marketing ou organizacional nos empreendimentos comerciais participantes. O empresário não paga pela consultoria dada pelo agente. Somente as soluções sugeridas pelo consultor serão custeadas pelo empresário, por meio de parceria firmada com o Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário