domingo, 23 de maio de 2010

Big Brother 2

Na corrida presidencial, os comandos de campanha estão contratando empresas especializadas em monitoramento de informação para acompanhar, em tempo real, os passos do adversário. É o Big Brother eleitoral.
Capturadas da TV, do rádio, da internet e das mídias sociais, imagens e declarações de um candidato podem ser enviadas até para o celular de seu oponente.

Olho no adversário
Segundo Alzira Luchetti, da Look Monitoramento, os candidatos até querem saber como estão sendo retratados na imprensa. O maior interesse, porém, é pelo que o adversário está fazendo. "Já estamos trabalhando para duas campanhas presidenciais", diz ela.

Avanço tecnológico
O serviço de monitoramento existe há pelo menos 27 anos. "Eu usava gravador de rolo", lembra Alzira.
O serviço só ganhou velocidade agora graças à sofisticação da tecnologia, com o aperfeiçoamento do "closed caption" (legendas) e da varredura de sites na internet.
Mesmo com equipamentos como o do "robozinho" que rastreia 1.200 sites por dia, Bassani admite que as mídias sociais --como Twitter e Orkut-- impõem maior desafio, já que o autor pode apagar o que escreve logo depois da sua publicação.
A rede exige monitoramento 24 horas. Segundo Luiz Lima, o valor do contrato depende até do cargo em disputa. "O maior custo para esses serviços está na mão de obra, 24 horas por dia, sete dias por semana", diz.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/candidatos-sao-vigiados-por-quotbig-brotherquot-eleitoral.shtml

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