“Já temos informações de que a maconha produzida aqui é distribuída para todo o Nordeste, Centro Oeste e Sudeste”, declarou Aluísio. Ele disse que os primeiros plantios de maconha na região foram identificados entre os anos de 1996 e 97, combatido com algumas operações. “Passaremos a realizar três operações anuais na região para quebrar o ciclo da maconha, um trabalho que vai contar com a parceria da polícia paraense”, explicou o secretário.
A operação foi iniciada, no sábado (26), quando policiais do GTA ficaram de tocaia na mata fechada. Os traficantes fugiram com a chegada do helicóptero, mas voltaram para buscar parte da droga que já estava colhida. Houve confronto e um dos traficantes foi ferido com um tiro na perna. Ernani da Conceição Pereira, 32 anos, natural de Cachoeira do Piriá-PA, se encontra internado num hospital, em São Luís.
Aluísio revelou que os policiais vão permanecer na área por mais cinco dias até erradicar e incinerar toda a maconha. O trabalho deve ganhar reforço da polícia paraense. A operação é desenvolvida por 24 policiais do GTA com apoio de dois helicópteros e quatro viaturas.
O local dos plantios é de difícil acesso o que facilita a fuga dos traficantes com a chegada dos helicópteros. Nas áreas há sempre água, sol e terra fértil. Os criminosos invadem a reserva, fazem a extração da madeira e depois fazem o plantio em covas altas e constantemente limpas.
Fonte: Jornal Pequeno
Nenhum comentário:
Postar um comentário